quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pão-de-Ló

A receita de hoje ainda faz lembrar a Páscoa

Todos os anos pela Páscoa (e no natal também) o que não falta cá em casa é o pão-de-ló! 
Ahahahah!!! Pensavam que eu ia dizer amêndoas? Amêndoas podem faltar, como eu não gosto de amêndoas, a minha mãe compra mas é para oferecer, raramente há amêndoas cá em casa para consumo cá de casa.
Mas voltando ao pão-de-ló, como eu já disse cá em casa temos sempre pão-de-ló pela pascoas e este ano não foi excepção, mas este não compramos o pão-de-ló e não foi porque nos oferecerem um , foi porque eu decidi fazer o pão-de-ló

Começo por vos dizer que para fazer o pão de lo é necessário muito tempo e paciência, porque temos de bater a massa durante muito tempo e quanto mais baterem a massa mais fofinho fica o pão-de-ló.
O segredo do pão-de-ló está no tempo que se perde a batê-lo.

Ingredientes:

  • 8 ovos
  • 500 g de açúcar
  • 250 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • (eu adicionei também uma colher de chá de essência de baunilha)
Preparação:
  • Separar as gemas das claras e bater a claras em castelo
  • Bater as gemas com o açúcar para obter um creme fofo e esbranquiçado - eu estive a bater este creme durante 45 minutos
  • Adicionar a farinha e o fermento alternando com as claras em castelo e continuar a bater - eu continuei a bater a massa aproximadamente mais 30 minutos
  • Forrei uma forma com papel vegetal (porque não sabia onde comprar as folhas próprias para o pão de lo, mas pelos vistos podem ser compradas em qualquer papelaria - pelo menos aqui onde eu vivo)
  • Verti a massa na forma e levei ao forno para cozer (verifiquei a cozedura com um palito)

Experimentem!!!
Acham que me saí bem? 
Foi a primeira vez que fiz um pão-de-ló, acho que para primeira vez não me sai mal

Não se esqueçam do nosso Ingrediente Secreto...

Sigam o ingrediente secreto no facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por passares por cá!!
O teu comentário é bem vindo!!!
Eu respondo neste post ao teu comentário!!!
Obrigada por comentares!!!

Beijinhos!!

Tânia